Category: Suíno

Carne de Porco à Alentejana

Ele é um prato típico da culinária de Portugal, especificamente da região do Alentejo, (mais concretamente da região do Algarve). . Os cozinheiros Algarvios deram este nome ao prato para indicar que a carne usada era de porco do Alentejo (com uma carne mais saborosa, porque os porcos comiam bolotas de sobreiro), e não com carne de porco do Algarve, que eram alimentados com restos de peixe.

É preparado com amêijoas, carne de porco, colorau, louro, vinho e alho, entre outros temperos possíveis. A carne é frita e servida misturada com as amêijoas já cozidas.O prato final pode ainda ser polvilhado com coentros, acompanhado por batatas fritas cortadas em cubos e por limão.

De acordo com o sommelier Claudio Moreira Alves, do Hotel dos Bretães (vencedor concurso "Vinhos do Alentejo - O Melhor Sommelier do Brasil), o prato típico português, originário da região do Alentejo, harmoniza muito bem com os seguintes vinhos:

Herdade da Luz, 2007 - Uvas: Trincadeira, Aragonez e Syrah safra 2007,
Fonte da Serrana, 2010 - Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional,
Terra d´ Alter, 2010 – Uva: Alfrocheiro,
Monte Velho 2013 - Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional, Syrah
Paulo Laureano, 2014 – Uva: Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro,

tender

Tender com Frutas

O que não falta no Natal da minha casa é o Tender com Frutas, uma receita bem antiga que a minha mãe aprendeu no livro da Ofélia Ramos Anunciato, Cozinhando com Ofélia.
Sabe aquela receita que você aprende a fazer e leva para a vida inteira? É essa… Lembro que, quando pequena, era a unica comida de Natal que eu gostava e sempre enchia o prato com as fatias do tender! Ficou na memória e virou tradição..